Olá a todos!

Finalmente, dois posts num mesmo mês hehe.

Recebi alguns comentários em um post antigo quando eu falava sobre Ruby On Rails e resolvi criar um novo post aqui para esclarecer minha posição sobre esse framework e sua linguagem.

Há mais ou menos a três meses atrás comecei a conhecer Ruby On Rails, e vi que esse framework tem bastante potêncial.
Como eu trabalho com Web e sou um aficcionado por novas tecnologias, eu não resisti em testar. Vi muita gente falando muita coisa diferente sobre o Rails e decidi eu mesmo tirar minhas conlusões.

No geral eu gostei muito do que vi. Tanto a linguagem quanto o framework são faceis de instalar, a linguagem é realmente muito gostosa e elegante(como o seu autor planejou) e o framework é bastante consistente.
O fato de todo o framework ser escrito fazendo uso de padrões de projeto(Design Patterns) facilita enormemente o desenvolvimento.

Talvez no meu outro post eu tenha deixado parecer que o PHP vai perder força porém quero dizer exatamente o contário, com Rails no mercado vem à tona uma coisa que é evidente para muitas pessoas há muito tempo: sem padrão de projeto, você vai bater cabeça e vai demorar muito mais para desenvolver seus projetos(profissionais).
O PHP é uma linguagem muito abrangente e que possibilita o uso de padrões de projeto. Porém até pouco tempo atrás, poucas pessoas, empresas e grupos faziam uso do PHP valendo-se desses padrões o que levou a projetos realmente lamentáveis(mais uma vez me refiro ao PHPNuke e afins).

Uma coisa que as pessoas às vezes não percebem, é que estamos comparando laranjas com maçãs. O Ruby On Rails é um framework, o PHP é uma linguagem. Não dá para comparar um com o outro. É possível se comparar e ver grandes diferenças entre o PHP e o Ruby(linguagem), mas não o Rails com PHP.

Na minha opinião o maior trunfo do Rails é a agilidade para o desenvolvedor. No entanto isso decorre do fato do uso extensivo de padrões e uma linguagem simples e concisa(Ruby). Se os desenvolvedores PHP começarem a atentar para esse fato(como de fato já vêem fazendo), veremos cada vez mais projetos bons e de rápido desenvolvimento escritos em PHP. Acredito que isso é uma questão de tempo.

Digo isso tudo pois um dos leitores desse site(Rildo Moraes), apontou dois frameworks feitos em PHP que talvez possam exemplificar bem essa situação.

Ainda não tive a oportunidade de testar nenhum dos dois, mas não tenho dúvidas que ambos são bons pontos de partida para começarmos a ver o avanço dos desenvolvedores PHP.

Enfim, acredito que o advento do Ruby On Rails só vem para botar lenha na fogueira e fazer com que a nova revolução da web aconteça de forma mais bem projetada(ao menos é o que eu espero).

Abraços!