Olá a todos!

Update: Agora é oficial: http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/012007/08012007-10.shl

Já ouvi muito sobre a censura no Brasil, e achava eu, na minha pobre inocência, que isso não voltaria a acontecer, uma vez que o povo já estava mais do que prevenido com relação a isso.

Pois bem, esse fim de semana fui surprendido com o bloqueio do site YouTube pela empresa que presta serviços de telefonia e ADSL para minha residência.

Lendo mais sobre o assunto no BR-Linux vi que se trata somente da empresa que presta serviço na minha região.

O rolo todo é que um Juiz em São Paulo, decidiu que todos os vídeos da "atriz" Daniela Cicarelli fazendo coisas que não devia numa praia da Espanha com seu namorado, e filmados por um paparazzi, fossem retirados do ar.

Portais como Globo e IG fizeram a remoção do referido video. O YouTube, mesmo não estando sob jurisdição brasileira, removeu o vídeo algumas vezes, mas como a característica fundamental do site é que os usuários enviem os videos, o mesmo voltou a aparecer na lista.

Em sua decisão, o Juiz deixou claro que não era para remover(ou bloquear) todo o site, mas somente o referido vídeo. No entanto, a empresa de telefonia, em uma decisão unilateral e irresponsável(segundo meu ponto de vista), deliberadamente bloqueou todo o site.

Agora fico eu me perguntando: como uma das maiores empresas de telefonia do país toma uma decisão dessas, afetando todos os seus usuários, e não os avisa? E mais, como eles tomam tal decisão, sem respaldo jurídico?

Acredito que uma empresa que trata seus usuários com tamanho descaso, não merece nem o meu respeito e nem me ter como cliente.

Diante disso, e mais o fato que o serviço deles deixa a desejar na questão custo/benefício, estou agora ligando para cancelar os serviços(telefonia e ADSL) e contratando de outra empresa.

Espero, sinceramente, que essa ação não seja tomada por outras empresas, pois isso seria o princípio do fim. Estaríamos voltando(talvez não totalmente) à uma espécie de censura tecnologica.

PS.: Antes que alguém fale dos proxies, quero deixar claro que não estou pagando por um serviço para ter que ficar fazendo "gambiarras" para poder acessar o conteúdo ao qual tenho direito.