Olá!

Navegando na Web tenho percebido um maravilhoso "fenômeno" nesses ultimos dias(à partir do último ano para ser mais preciso): mais e mais sites vêm fazendo de uso de padrões da web.

Segundo o site www.webstandards.org: "O World Wide Web Consortium (W3C), juntamente com outros grupos e organismos reguladores, estabeleceu tecnologias para criação e interpretação de conteúdo para a Web. Estas tecnologias, a que chamamos 'padrões da web', são cuidadosamente concebidas para dar os maiores benefícios ao maior número possível de utilizadores da Web, assegurando ao mesmo tempo a viabilidade a longo prazo de qualquer documento que seja publicado na Web...".

Os padrões da web foram feitos para tornar a confecção de páginas mais fácil e acessível a todos(com recurosos especiais para deficientes físicos e visuais).

Muita gente acredita que esses padrões foram definidos a pouco tempo, porém a definição da maioria dos recursos básicos para criação de páginas para a Internet foram elaborada até 1997 pelo W3C.
Talvez você se pergunte porque isso só está sendo usado agora. Eu vejo alguns motivos:

  • Falta de conhecimento. Muitos desenvolvedores Web mais antigos desconheciam os recursos disponíveis e por isso não os usavam.
  • Frontpage. A ferramenta da Microsoft foi uma das ferramentas mais usada até meados de 1998 para a confeção de páginas. Essa ferramenta usava muitos recursos proprietários, que fugiam ao padrão estabelecido pela W3C(com a ajuda da Microsoft, o que é mais estranho). Algumas outras ferramentas da época também não indicavam os padrões, mas nada se compara o Frontpage.
  • Internet Explorer e Netscape. Apesar desses dois Browsers suportarem standards(a partir de certa versão de cada um), nenhum deles foi muito adiante. Na época da "Guerra dos Browsers", o Netscape levou a pior, e ficou meio de lado. O Internet Explorer "ganhou" a "guerra", e com isso a Microsoft se acomodou e deixou a implementação dos standards meio de lado.

Esses fatores foram, na minha humilde opinião, alguns dos mais importantes para termos uma Internet tão ineficiente por muito tempo(principalmente em termos de acessibilidade).

O projeto Web standards existe desde 1998, mas não faz muito tempo que as coisas começaram a mudar(as maiores mudanças foram nos dois últimos anos). Com o crescimento da Web, com a forte demanda do mercado por projetos padronizados e o surgimento de novos browsers mais competentes, os desenvolvedores começaram a se aprimorar e a aprender mais sobre padrões da web.

Hoje podemos começar a vislumbrar uma mudança inevitável. Os desenvolvedores e empreas finalmente irão se adequará aos padrões web, porém ainda há muito a ser feito!

Eu, como profissional que trabalha desenvolvendo para Web, incentivo e apoio os padrões para Web, e procuro sempre fazer meus trabalhos compatíveis com padrões da web.

Caso você tenha se interessado pelo assunto e deseja aprender mais sobre o assunto, dê uma olhada nos sites relacionados no tópico sobre padrões da web na seção Links do meu site.

Espero que cada um de nós, desenvolvedores para Web, e usuários da Internet, possamos cada vez mais apoiar e implementar os padrões, pois só assim poderemos ter uma internet acessível a todos.

Abraços!